SEJAM BEM VINDOS!

ESSE ESPAÇO FOI CRIADO COM MUITO CARINHO PARA VOCÊ, EVANGELISTA DE CRIANÇAS!
ESPERO QUE GOSTEM!!!
"ENSINA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR"

EBD

ESSA PÁGINA FOI CRIADA COM O OBJETIVO DE COMPARTILHAR IDÉIAS PARA DEIXAR A SUA AULA NA ESCOLA DOMINICAL "NOTA 10"!
ESPERO QUE GOSTEM!





É HORA DE RECICLAR!

Preparar uma boa aula é um desafio e quando de trata de aulas para um público tão importante como os nossos pequeninos, a qualidade é fundamental e engloba oração, estudo, dedicação e criatividade.
Uma qualidade importante para um professor é a capacidade de reciclar, é a capacidade de através da criatividade, reaproveitar um bom recurso e transformá-lo em outra oportunidade de ensinar a Palavra de Deus.
Quando o professor enriquece sua aula com materiais didáticos diversificados, o resultado positivo na aprendizagem de seus alunos é garantido.
A falta de recursos financeiros e de um tempo maior para a preparação de visuais auxiliares tem se tornado um obstáculo relevante segundo alguns professores e consequentemente muitas aulas são ministradas de maneira incompleta, não atendendo as necessidades espirituais dos nossos alunos.
Mas esse é um problema que pode ser facilmente resolvido através da reciclagem, do reaproveitamento de materiais que temos em nossos departamentos infantis e que muitas vezes são descartados pelo professor após seu uso.
Estamos falando dos inúmeros visuais da EBD que se acumula em nossos armários, que são desprezados ou se perdem por não acreditarmos que podem se tornar ricos recursos para a evangelização infantil.
É isso mesmo! Aquelas figuras coloridas utilizadas durante um ciclo nas salas de maternal, jardim de infância, primários e juniores podem enriquecer aulas e atividades dentro e fora do ambiente da escola dominical.
Seja na hora do louvor, da oração ou da lição bíblica, os visuais ganham uma nova utilidade, ganham vida novamente com a criatividade e tornam-se ótimas ferramentas para trabalhos missionários, campanhas evangelísticas, ensino bíblico em escolas públicas e tantas outras atividades.
O Kit inteiro poderá ser utilizado nos cultos infantis em faixas etárias diferentes a da EBD. Algumas igrejas ministram o culto infantil para várias faixas etárias todos os domingos e cada Coordenadora sabe a dificuldade que é preparar materiais para tantas aulas durante o ano e a utilização das pastas da EBD pode auxiliar nesse trabalho.
Por exemplo, uma história como a do Tesoureiro Etíope (Jardim de Infância 7/8 – lição: 11/2) poderá ser utilizada em um culto missionário. As figuras poderão ser xerocadas em transparências coloridas para o retroprojetor, escaneadas e preparadas para data show ou coladas em papel cartão colorido como uma moldura.
Desenhos poderão ser utilizados em cartazes com textos bíblicos para o período de memorização de versículos, para ilustrar histórias objetivas ou de fundo moral e durante o período missionário para ensinar, por exemplo, sobre a oferta.
Figuras de crianças em diversas situações podem ser usadas para ensinar sobre atitudes cristãs e comportamentos não cristãos e desenhos de Jesus, sua morte e ressurreição podem ser utilizadas para apresentar a mensagem da salvação á criança não salva.
Alguns desenhos poderão ser utilizados também para a realização de painéis para eventos. As figuras poderão ser xerocadas em transparências, ampliadas em tecido como algodão cru ou TNT e coloridas com tintas para tecido ou então ampliadas como estão em baners. Empresas especializadas nesse tipo de serviço oferecem além da ampliação de pequenos desenhos para tamanhos como o A3, a plotagem que amplia o desenho ao gosto do cliente.
Então solte sua criatividade e boa aula!


Texto escrito por SUSANA DOS SANTOS BENEDITO CIRQUEIRA, pedagoga, Coordenadora Geral do Departamento Infantil “Crescendo com Cristo” e do Curso CEPEC (Curso de Ensino para Professores Evangelistas de Crianças) para a Revista Ensinador Cristão - CPAD






ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


SUA IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS

1.   A grande missão da EBD é levar salvação e conhecimento bíblico aos pequeninos;
2.   Crianças que freqüentam a EBD tornam-se cristãos sadios e frutíferos na obra do Senhor;
3.   Prepara a criança para enfrentar as dificuldades da vida solidificando sua fé em Cristo.

QUERIDO PROFESSOR...

1.   Estude a lição com antecedência dedicando-se em oração;
2.   Dependa inteiramente do Espírito Santo para o êxito de sua aula;
3.   Ore por seus alunos com afinco para que sejam transformados pela Palavra e cresçam espiritualmente;
4.   Faça tudo com muita responsabilidade, sabendo que os seus alunos são almas valiosas para Jesus;
5.   Seja sempre um exemplo a ser seguido, amando a EBD e sendo assídua, mesmo quando não é seu dia de dar aula;
6.   Nunca falte sem antes comunicar sua coordenadora e ter alguém preparado para substituí-la(o);
7.   Prepare todos os recursos visuais necessários com carinho e capricho;
8.   Busque mais recursos para o aperfeiçoamento do seu ensino (Bíblias de recursos, livros, etc);
9.   Organize seu espaço adequadamente, criando um ambiente agradável à aprendizagem;
10.Incentive os seus alunos através de premiações (Bíblia, visitante, texto áureo, revista, comportamento);
11.Organize festas de encerramento de trimestre, gincanas entre as salas, exposição de maquetes sobre o tema estudado;
12.Seja cuidadoso (a) com o material da EBD, pois ele poderá ser reaproveitado.

IDÉIAS CRIATIVAS

1.   Organize um quadro de notícias para os alunos da EBD;
2.   Crie um cantinho da leitura para os alunos;
3.   Elabore junto com as crianças um cantinho da ciência;
4.   Painel de exposição;
5.   Aniversariante do mês;
6.   Cartazes comemorativos;
7.   Cartazes de atribuições.

IMPORTANTE

1.   O Departamento Infantil poderá organizar uma mini biblioteca para o professor;
2.   Reuniões periódicas são necessárias para que haja união entre os professores e a liderança;
3.   Compete a todos do departamento infantil respeitar a hierarquia da EBD;
4.   É extremamente importante a reciclagem do professor, através de cursos, palestras e estudos voltados para o ministério infantil;
5.   Compete à coordenação do departamento infantil elaborar contínua avaliação de sua equipe a fim de preservar a qualidade do ensino da Palavra de Deus;





REAPROVEITANDO O MATERIAL DA EBD!

Aquelas figuras tão lindas e muitas vezes desprezadas pelos professores podem se tornar ricos instrumentos de evangelização dentro e fora da igreja.
Não desperdice nada! Através da criatividade, muitos recursos poderão ser criados com o material da EBD que você já usou!


APRESENTANDO A MENSAGEM DA SALVAÇÃO
ATRAVÉS DE FIGURAS DA EBD




FIGURAS SOBRE MISSÕES PARA HISTÓRIAS, VERSÍCULOS E CARTAZES MISSIONÁRIOS




ENSINANDO A AGRADAR A DEUS
CONDUTAS CRISTÃS

AGUARDEM!! MAIS IDÉIAS E FOTOS!!






EU AMO 
ESCOLA DOMINICAL