SEJAM BEM VINDOS!

ESSE ESPAÇO FOI CRIADO COM MUITO CARINHO PARA VOCÊ, EVANGELISTA DE CRIANÇAS!
ESPERO QUE GOSTEM!!!
"ENSINA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR"

OBREIRO INFANTIL


                  
                        O RELACIONAMENTO ENTRE 
                     O CRENTE E O MUNDO

            Antes de abordarmos o assunto vejo como indispensável a compreensão da palavra “relacionamento”. A palavra Relacionar vem do latim RELATIO, que significa “restauração, ato de trazer de volta”; ato ou efeito de relacionar, e possui significados como: Amizade, intimidade: travar relacionamento com alguém (o sentido de “estabelecer uma ligação entre pessoas” é do século XVIII).
            Após essa humilde análise acredito que não haverá muita dificuldade para o entendimento da impossibilidade de algum tipo de relacionamento entre o cristão e o mundo em que vivemos.
            É claro que, enquanto nesse mundo, o crente acaba convivendo com suas dinâmicas e se adéqua de maneira a não criar atritos e ferir seus princípios e que enquanto igreja de Cristo temos o dever de anunciar o Evangelho amando e socorrendo o nosso próximo, mas a Bíblia nos exorta sobre o perigo dessa convivência e nos adverte sobre a precaução necessária para não nos ferirmos na caminhada.

O MUNDO FERE A NOSSA FÉ EM DEUS
            A Palavra de Deus nos ensina como vencer as filosofias desse mundo que querem destruir a nossa fé no Deus verdadeiro. Desde cedo as nossas crianças ficam expostas a teorias criadas por Satanás para deturpar as verdades bíblicas e com os anos esses ataques aumentam com o intuito de colocar questionamentos no coração dos nossos adolescentes. Dúvidas sobre a divindade de Deus, a veracidade da Palavra, a salvação e a vida eterna são algumas das setas que o inimigo tem atirado sobre nossos alunos para que percam a intimidade com Deus e vivam fora dos parâmetros bíblicos.
            Teorias como da Evolução, que contrariam a criação de Deus, ensinos sobre a bondade humana como requisito para alcançar a salvação, mentiras sobre a inexistência do inferno e a banalização dos conceitos “certo” e “errado” contrariam o que a Bíblia ensina. Livros, filmes, programas de TV e brincadeiras que zombam da fé cristã e colocam armadilhas diante de nossos adolescentes para afastá-los de Deus. A Bíblia nos exorta em 2 Coríntios 2:11 sobre os ardis de Satanás e o quanto trabalha para nos destruir, a fim de que não sejamos derrotados por ele (1 Pedro 5:8).

O MUNDO FERE O NOSSO CARÁTER
            O que revela o nosso caráter para o mundo são as atitudes e escolhas do cotidiano. No trabalho, na escola, na igreja ou qualquer outro lugar, nos deixamos ser revelados pelas nossas ações.
            A busca pela aceitação do grupo, o desejo desenfreado de sobressair, a pressão para provarem que são capazes impulsionam nossos adolescentes ao comportamento reprovado pelas Escrituras Sagradas. O uso de drogas, a pornografia, sexo fora do casamento, rebeldia, materialismo, enfim, tantas ciladas preparadas cujo objetivo é um só: desviar-nos dos planos maravilhosos de Deus!
            E é nesse relacionamento perigoso, que muitos adolescentes sem orientação se perdem e escrevem um caminho de dores para suas próprias vidas. Escolhas erradas, amigos errados, caminhos de pecado levam-no para mais longe de Deus.

O MUNDO FERE A NOSSA FAMÍLIA
            Quando o adolescente cristão se deixa envolver com esse mundo e passa a pautar sua vida pelos parâmetros estabelecidos por essa geração pecaminosa termina por expor seu coração à rebeldia e desafeto tornando o ambiente familiar conflituoso. A desobediência aos pais e o desprezo pelas regras geram a desunião da família e o sofrimento dos entes queridos, mas infelizmente o adolescente muitas vezes não percebe o que esta fazendo até que a situação se torna insustentável.
            É nessa hora que o desejo de explorar o mundo, a diversão, a “galera” ocupam o primeiro lugar no coração do jovem e cega-o para as coisas que verdadeiramente importam e que realmente tem valor. Como na Parábola do filho pródigo, alguns abrem mão do precioso convívio com a família em busca de aventuras e prazer e acabam encontrando somente tristeza e decepção. É nesse envolvimento com o mundo e o que nele há que muitos machucam o coração dos familiares e levam angustia e preocupação àqueles que se importam conosco de verdade (1 João 2:15-17).

O MUNDO FERE A NOSSA COMUNHÃO COM DEUS
            Em Gálatas 5.16-25, Paulo é muito claro em nos explicar sobre os perigos de cedermos às vontades da nossa carne e como elas se diferem do fruto do Espírito. Quando nos relacionamos com este mundo aceitando seus padrões entramos em conflito com a santidade de Deus que nos ama, mas não tolera o pecado.
            Quando cedemos à tentação e nos envolvemos com as coisas vis deste mundo criamos um abismo entre nós e o nosso Deus. Nunca devemos subestimar o poder do inimigo brincando com o pecado, mas nos revestirmos das armas que Deus nos deixou para termos vitória sobre o destruidor (Efésios 6:10-17).
            A firme decisão de nos colocarmos ao lado do Senhor para servi-Lo e adorá-Lo certamente nos separará deste mundo. Não há possibilidades de relacionamento com os dois, pois, ou somos cristãos verdadeiros sujeitando-nos a Deus e fugindo do mal (Tiago 4:7) ou nos inclinamos para a carne. Em Romanos 8 a partir do versículo 5 vemos o perigo da inclinação ao pecado. Quando a carne sobressai em nossas vidas interfere de maneira direta em nossa vida espiritual impedindo a nossa adequação às Leis de Deus e consequentemente de agradá-Lo.
            Agora, nunca se esqueça! Deus nos ama e quer que tenhamos intimidade com Ele. Àqueles que vencerem o mundo relacionando-se com Ele amando-O profundamente, a Bíblia tem uma promessa: “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono” (Apocalipse 3:21).

Texto escrito por SUSANA DOS SANTOS BENEDITO CIRQUEIRA, pedagoga, Coordenadora Geral do Departamento Infantil “Crescendo com Cristo” e do Curso CEPEC (Curso de Ensino para Professores Evangelistas de Crianças) para a Revista Ensinador Cristão - CPAD





RECURSOS VISUAIS

SUA IMPORTÂNCIA:

1.   Auxilia no processo da aprendizagem;
2.   Ressalta pontos importantes do ensino;
3.   Desperta a atenção da criança;
4.   Facilita a comunicação entre o professor e os alunos;
5.   Facilitam e completam a explicação do professor;
6.   Ajuda a fixar o ensino, tornando-o mais interessante;
7.   A criança é capaz de lembrar mais do que viu do que aquilo que só ouviu;
8.   Transmite o ensino de forma objetiva, despertando os sentidos da criança;
9.   Concretizam abstrações verbais;
10.Enriquecem o significado dos conceitos bíblicos;

ALGUNS CUIDADOS:


1.   O material deve se adequar à idade da criança;
2.   Deve ser interessante, simples e colorido;
3.   Planejar a utilização dos visuais de acordo com as atividades que vai realizar;
4.   Evitar exposição permanente dos visuais para não provocar desinteresse e indiferença;
5.   As palavras e as figuras devem ser fáceis de entender;
6.   As letras devem ser de bom tamanho;
7.   Não divida as palavras;
8.   Cuidado ao dividir frases de cânticos ou de versículos;
9.   Não aglomere as palavras e as figuras;
10.Faça o visual de modo que possa manuseá-lo facilmente;

TIPOS DE VISUAIS:

1.   Figuras de papel ou feltro para flanelógrafo;
2.   Figuras de revistas, calendários, etc.
3.   Cartazes diversos;
4.   Mapas;
5.   Fantoches;
6.   Quadro de giz ou quadro branco;
7.   Flanelógrafo;
8.   Transparências (retroprojetor);
9.   Objetos e lições objetivas;
10.Diagramas;
11.Vídeos e filmes;
12.Cartaz de pregas;
13.Álbum seriado.

QUANDO USAR?

1.   Para ensinar versículos bíblicos;
2.   Durante a apresentação da lição bíblica;
3.   Para ensinar cânticos;
4.   Para ilustrar lições objetivas e morais;
5.   Em períodos especiais e datas comemorativas;
6.   Durante o período de oração;
7.   Para incentivar durante o período da oferta;
8.   Em concursos bíblicos e competições;
9.   Durante o período missionário.

 RECURSOS VISUAIS EFETIVOS

1.  FLANELÓGRAFO:
·        A posição correta do professor;
·        Organizando as figuras;
·        Como manusear as figuras;
·        Montando corretamente o cenário.

2.  HISTÓRIAS EM CARTAZES:
·        Como manusear os cartazes;
·        Como posicioná-lo diante das crianças;
·        Pratique antes da aula.

3.  BÍBLIA SAGRADA:
·        Leia textos diretos da Bíblia durante a aula;
·        Leia passagens que enfatizem pontos importantes;
·        Segure a Bíblia enquanto você ensina;
·        Coloque a Bíblia sobre a mesa durante uma ilustração ou historieta.




OLÁ PESSOAL!
ESSE ESTUDO SOBRE OS MANDAMENTOS FOI O TEMA DA NOSSA
 ESCOLA BÍBLICA DE OBREIROS MIRIM 2011!
FOI MARAVILHOSO TABALHAR ESSE TEMA COM AS CRIANÇAS!
PENSE BEM: SERÁ QUE AS NOSSAS CRIANÇAS CONHECEM BEM
OS MANDAMENTOS DE DEUS?
FOI COM ESSA PREOCUPAÇÃO QUE TRABALHAMOS O TEMA E FOI LINDO O QUE DEUS FEZ!!


ESTUDO SOBRE OS 10 MANDAMENTOS
(VEJA OS CARTAZES! FORAM FEITOS PELA TIA GI! FICARAM LINDOS!!)
Cerca de três meses depois dos filhos de Israel terem saído do Egito, eles chegaram ao Monte Sinai. Durante o ano em que acamparam ali, Deus lhe deu instruções detalhadas sobre como viver e como adorar. Deu-lhes também 10 leis especiais para mostrar como Ele é Santo, como os seres humanos são pecadores, e como Ele quer que seu povo viva. Enfatizar a importância dos 10 mandamentos, Deus enviou nuvens escuras, trovões e relâmpagos ao entregá-los. O Monte Sinai ficou coberto de fumaça e tremeu como se houvesse um terremoto. O povo se apavorou. Um toque de trombeta fez-se ouvir do céu, cada vez mais alto. Deus então falou (Êx 20.1-17).
“Eu sou o Senhor teu Deus... Não terás outros deuses
diante de mim.”
        Este é o 1º mandamento, porque se você obedecer à este, amando sinceramente a Deus e dando-lhe o primeiro lugar na sua vida, vai começar a obedecer voluntariamente os outros nove mandamentos. Ao honrar e amar a Deus, você aprende honrar e amar os outros. O Deus único e verdadeiro, criador do céu e da terra, merece o seu amor, adoração e obediência, muito mais do que qualquer coisa ou pessoa. Dinheiro, escola, diversão, “feras” do esporte, cantores, estrelas de cinema e de TV, amigos – nada disso deve ser tão importante para você quanto Deus.
        Mas as pessoas nem sempre obedecem ao 1º mandamento, e por causa disso Deus deu o 2º:
“ Não farás para ti imagem de escultura.”
        Uma imagem de escultura é um ídolo feito de madeira, pedra ou metal. Pode ser uma grande estátua ou até um pequeno talismã. Pode se parecer com algo criado por Deus: Um animal, pássaro, peixe, ou uma forma humana. Deus não pode ser reduzido à um ídolo. As pessoas que fazem ídolos acabam acreditando que o ídolo é um Deus. (Leia Sl 115.3-8). Elas confiam no ídolo em vez de confiar em Deus.
“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”.
        Tomar o nome de Deus em vão significa usá-lo de maneira impensada, sem necessidade. Quando você ou eu usamos o nome de Deus ou de seu filho, o Senhor Jesus Cristo de modo impensado ou para fazer um juramento, desonramos a Deus. Fingir orar ou louvar quando está com outros pode ser também usar o nome de Deus em vão. Diga o nome de Deus só para mostrar amor e respeito. Peça a Deus para ajudá-lo a honrar e também defender o nome Dele. Quando ouvir alguém usando o nome de Deus de maneira errada, você não deve acanhar-se em dizer: “Por favor, não use o nome de Deus desse modo”, ou mostre a sua reprovação indo embora.
“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar”.
        A palavra sábado tem origem num termo hebraico que significa parar ou descansar do trabalho. Santo significa separado. Deus estava dizendo ao povo para separar um dia especial, cada semana, para descanso e adoração. Israel observava o descanso no sétimo dia da semana, o nosso sábado da semana. Pelo fato de Jesus ter ressuscitado no primeiro dia da semana, seus seguidores começaram a separar o domingo como um dia especial de adoração. A maioria dos evangélicos continua considerando o domingo como sendo especial. Como o dia de descanso, o sábado era um presente de Deus para o seu povo. Deus sabia que trabalhar sete dias por semana seria muito cansativo para nós. Quando usamos um dia dentre sete como dia de adoração, fazemos dele nosso presente para Deus. Podemos honrar a Deus indo à reunião da igreja para passar tempo com Ele e com outros crentes (Hb 10.25). O que você faz no domingo para mantê-lo especial para Deus?
“Honra a teu pai e a tua mãe”.
        Honrar significa apreciar, mostra respeito, tratar como algo precioso ou valioso. Porque seus pais tem valor para você? Eles são presentes de Deus. Pense em tudo que eles fazem ou já fizeram por você. Eles o protegem de muitos perigos. Providenciam as coisas de que você precisa como alimento e roupas. Até lhe dão coisas que você não precisa mais gosta de ter: brinquedos, bicicletas, diversões especiais. Você pode honrá-los, obedecendo a eles, sendo bondoso, falando com eles e sobre eles com respeito. Você talvez tenha outras pessoas que cuidam de você em lugar dos seus pais. Deus que também honre a eles. Mesmo que não viva com seus pais o tempo todo, honre a eles de todas as maneiras que puder. As pessoas que honram os pais agradam a Deus, e recebem sua promessa de benção (Ef 6.1-3).
“Não matarás”
        Matar e tirar a vida de alguém de maneira ilegal. A vida é preciosa. Deus soprou sua vida no primeiro homem, Adão. Portanto, cada vida é importante: A sua vida, a vida daqueles a quem você ama, a vidas dos estranhos, a vida das crianças ainda por nascer. A vida é um presente de Deus e somos responsáveis não só por não tirar a vida de outras pessoas, como também por proteger a vida dos outros.
“Não adulterarás”
        Este mandamento mostra como Deus considera o casamento. Deus planejou o primeiro casamento. Ele criou Eva especialmente para Adão e planejou que permanecessem juntos (Gn 2.24; Mt 19.5,6). Depois de se casar, você deve ser fiel ao seu marido ou esposa. As pessoas que se unem pelo casamento devem ter cuidado para não “se apaixonar” por outra pessoa. Os votos do casamento dizem: “Até que a morte nos separe” ou “Enquanto nós dois vivermos”. Cometer adultério é quebrar os votos, fazendo com o marido ou esposa de alguém algo que só um casal deve fazer. Desobedecer à este mandamento causa muita infelicidade. Enquanto você é jovem aprenda a afastar-se de coisas pecaminosas como ouvir histórias sujas, olhar fotos indecentes, ver filmes que causam pensamentos errados. Decida manter-se puro com a ajuda de Deus. Comece a orar desde já para que, na hora certa, Deus coloque na sua vida a pessoa certa com quem se casar. Então, confie que Ele fará o que for melhor para você. Se obedecer as leis de Deus, Ele vai ajudá-lo a ter alegria na vida, sendo casado ou solteiro.
“Não furtarás”
        Furtar é tirar ou guardar algo que não é seu. Furtar um banco ou uma loja não são as únicas maneiras de roubar. Tomar emprestado algo de seu irmão, irmã ou amigo e não devolver é roubar. Copiar as respostas da prova de um colega de escola é roubar. Trapacear num jogo é roubar a oportunidade da outra pessoa vencer. A Bíblia diz que devemos amar nosso próximo como a nós mesmos. Se amarmos outros como a nós mesmos, desejaremos o melhor para eles e não iremos roubá-los de forma alguma (1 Pd 1.22).
“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”
        Este mandamento significa que devemos dizer sempre a verdade. A palavra de Deus também nos diz para “deixarmos a mentira” (Ef 4.25). O que é mentira? É qualquer coisa que engane alguém, mesmo que seja por brincadeira, fazendo as pessoas acreditar em alguma coisa que não é verdade. Você pode mentir pela maneira como age, assim como pelas suas palavras. Falar mal dos outros é mentir – dizer coisas maldosas sobre alguém quando você não tem certeza de que é verdade. Exagerar é mentir – é contar uma história aumentado os fatos. Fazer promessas que você sabe que não pode cumprir é um tipo de mentira. O diabo é o ”pai da mentira” (Jo 8.44), mas Jesus disse: “Eu sou... a verdade” (Jo 14.6). Peça ao Senhor que o ajude a falar a verdade (Sl 119.29).
“Não cobiçarás”
        Cobiçar é desejar algo ou alguma coisa que você não pode comprar ou que pertence a outra pessoa. Quando acha que precisa de alguma coisa e não fica satisfeito até conseguir, isso é cobiçar. Quando não permitimos que Deus controle nossos desejos, a cobiça nos levará a quebrar outros mandamentos. Deus prometeu suprir todas as suas necessidades. A felicidade não é alcançada satisfazendo todos os seus desejos. Ela vem pelo contentamento com aquilo que você tem (Hb 13.5). Você tem agradecido a Deus por tudo que Ele lhe deu?

APLICAÇÃO: Você sempre obedeceu aos 10 mandamentos? Não! Deus sabia que ninguém poderia cumpri-los perfeitamente. Quando estudamos os 10 mandamentos, vemos como Deus é perfeito e nós pecadores. Só uma pessoa nesse mundo obedeceu aos 10 mandamentos. O filho perfeito de Deus, O Senhor Jesus Cristo. Quebrar esses mandamentos é pecado e Deus diz que o castigo do pecado é a morte. Como o Senhor Jesus nunca pecou, Ele pôde suportar este castigo por nós. Jesus morreu na cruz e ressuscitou. Se você reconhecer o seu pecado e confiar no Senhor Jesus para perdoá-lo, Ele virá viver em você e lhe dará forças para obedecer aos mandamentos de Deus.

















PORQUE DISCIPLINAR?
       Disciplina é um treinamento que ajuda a criança a obedecer a regras, desenvolvendo assim o seu autocontrole. A disciplina prepara as crianças para serem aprendizes ou discípulos. Disciplinar é ensinar os limites aceitáveis de comportamento, aplicando de forma prática as ordens de Deus em sua vida.
         No hebraico, o termo disciplina ou treinamento aparece com freqüência no livro de Provérbios e significa “estreitar” ou “cercar”.
         Através da disciplina ajudamos meninos e meninas a aprenderem sentar-se em silêncio para ouvirem atentamente, mostrarem respeito aos pais, professores, autoridades e principalmente a Deus e a Sua Palavra.
         A disciplina ajuda a criança no convívio com os outros e a apreciarem a ordem. Ela forma a mentalidade e o caráter, de modo que possam vir a tornar-se membros cooperativos e construtivos da sociedade, assim como seguidores dedicados e perseverantes de Cristo.

AS CAUSAS DA INDISCIPLINA

v CRIANÇAS:

1.   Crianças inquietas:
§  Período breve de atenção;
§  Aulas expositivas sem a participação do aluno;
§  Ficar muito tempo sentado sem nenhuma atividade;
2.   Crianças egocêntricas:
§  Querem ser o centro das atenções;
§  São egoístas e não pensam nos sentimentos dos demais;
3.   Crianças desenfreadas:
§  Fazem o que querem em casa;
§  Impacientes, rudes, iradas, ciumentas;
4.   Crianças maliciosas:
§  Situações difíceis em casa: pais separados, abusos, violências, etc.
§  Escolha de amizades inadequadas;
§  Influência maléfica da mídia;
§  Ausência dos pais e falta de referência;
§  Convívio com drogas.

v A SALA DE AULA:
§  Sala desordenada, bagunçada;
§  Pouca Luz ou excesso de luz;
§  Sala muito fria ou muito quente e abafada;
§  Cadeiras de tamanho inadequado;
§  Sala cheia de distrações: materiais espalhados, brinquedos, lixo no chão, etc.
§  Interrupções durante a aula.

v O PROFESSOR:
§  Despreparo intelectual e espiritual;
§  Desorganizado e sem material adequado;
§  Sem planejamento, sem objetivos;
§  Indisciplinado (horário)
§  Autoritário X permissivo;
§  Vocabulário incoerente;
§  Falta de entusiasmo e amor;
§  Mau exemplo.

COMO PREVINIR ESSES PROBLEMAS?
   1.   Evite exigir tempo longo de atenção;
2.   Prepare métodos capazes de alcançar objetivos através do ensino;
3.   Planeje atividades variadas;
4.   Aplique vocabulário, atividades e ensinos adequados a cada faixa etária;
5.   Use visuais para atrair e não para distrair;
6.   Dê oportunidades para os alunos participarem;
7.   Interceda sempre por seus alunos;
8.   Baseie cada regra em princípios bíblicos e informe os seus alunos;
9.   Organize o seu material com antecedência;
10.Demonstre amor e compreensão pelo aluno, individualmente;
11.Cuide da sua saúde e descanse o suficiente para ministrar uma aula;
12.Sempre cumpra o que prometeu aos seus alunos;
13.Nunca perder o domínio próprio;
14.Comece a sua aula no horário mesmo que haja um único aluno;
15.Não use gírias e cuidado com o excesso de gestos durante a aula;
16.Elogie mais e reprove menos;
17.Cumprimente cada criança com carinho;
18.Tenha sempre um tempo para escutá-las;
19.Nunca envergonhe uma criança em público;
20.Nunca castigue fisicamente.

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA DISCIPLINAR SUA CLASSE COMO DEUS QUER:


DESCUBRA as características de seus alunos (Provérbios 22.6)
INTERCEDA por eles (1 João 5.14,15)
ESTABELEÇA padrões positivos (Filipenses 3.12-14)
CONTROLE o ambiente de aprendizado (1 Coríntios 14.40)
EXAMINE a sua própria vida quanto à disciplina (Salmo 139.1,23,24)
PLANEJE o seu tempo e as lições cuidadosamente (2 Timóteo 2.15)
AME as crianças e OUÇA o que elas dizem (João 13.1 b)
ENVOLVA cada aluno (Tiago 1.22)
NUNCA perca o autocontrole (Provérbios 14.17,19; 15.1,18; 16.32)
EVANGELIZE levando as crianças ao Senhor (Mateus 18.14)
EDUQUE a criança para que conheça a Deus (Deuteronômio 6.20-25)





EU POSSUO AS QUALIDADES
DO MESTRE DOS MESTRES?

1.   Jesus teve uma vida santa de completa obediência ao Pai – Mt 3.13-17; 2 Co 5.21a; 1 Pd 2.22

2.   Ele envolveu Seu ministério com oração, confiando plenamente no Pai – Mc 1.35; Lc 5.16; 6.12-16

3.   O Senhor era amigável, cordial e receptivo – Mc 10.13-16; Lc 19.1-10

4.   Ele se importava com as pessoas como indivíduos – Lc 8.40-56; 10.38-42

5.   Jesus era amável, cheio de tato, mas direto – falava a verdade de maneira delicada – Jo 4.16-18

6.   Ele servia aos outros de boa vontade – Jo 13.1-17

7.   Respondia com sensibilidade às necessidades dos que O rodeavam – Mt 17.24-27; Lc 5.4-10; Jo 2.-11

O PAPEL DO PROFESSOR

·        Amar os alunos e dedicar-se no ministério para o qual foi chamado;
·        Trabalhar em total dependência do Espírito Santo;
·        Ter compromisso com o ensino da Palavra de Deus;
·        Ter uma vida íntegra para ser um canal de bênçãos para a vida de seus alunos;
·        Viver o que ensina consciente de que suas obras falam mais que suas palavras;
·        Preparar cada aula com responsabilidade e sabedoria com o intuito de promover salvação e crescimento na vida de seus alunos;
·        Buscar com afinco recursos que aprimorem sua capacidade de ensinar;

O PERFIL DE UM PROFESSOR NOTA "10"
    
·        É flexível e aceita mudanças de acordo com as necessidades;
·        Desenvolve seu trabalho com criatividade;
·        Sente prazer em ensinar a Palavra de Deus aos pequeninos;
·        Realiza constante avaliação do seu trabalho;
·        Possui uma postura ética, responsável e honesta;
·        Trabalha em plena comunhão com todos de sua equipe e de diferentes departamentos;
·        Tem respeito por seus líderes;
·        Possui tolerância e sabedoria para lidar com os alunos e seus diferentes comportamentos;
·        É capaz de controlar sua sala desenvolvendo um ambiente de disciplina e colaboração;
·        É paciente e tem domínio próprio para lidar com situações adversas;
·        É capaz de utilizar de maneira dinâmica o material didático disponível;
·        É capaz de criar um ambiente de simpatia entre todos que o cercam;
·        É capaz de tomar iniciativas;
·        É organizado e caprichoso em tudo o que faz;
·        Estabelece alvos elevados para o seu trabalho e dedica-se em alcançá-los;

(BÍBLIA DE RECURSOS PARA O MINISTÉRIO INFANTIL - APEC (EDITORA HAGNOS)





RECURSOS VISUAIS



SUA IMPORTÂNCIA

1.   Auxilia no processo da aprendizagem;
2.   Ressalta pontos importantes do ensino;
3.   Desperta a atenção da criança;
4.   Facilita a comunicação entre o professor e os alunos;
5.   Facilitam e completam a explicação do professor;
6.   Ajuda a fixar o ensino, tornando-o mais interessante;
7.   A criança é capaz de lembrar mais do que viu do que aquilo que só ouviu;
8.   Transmite o ensino de forma objetiva, despertando os sentidos da criança;
9.   Concretizam abstrações verbais;
10.Enriquecem o significado dos conceitos bíblicos;


ALGUNS CUIDADOS

1.   O material deve se adequar à idade da criança;
2.   Deve ser interessante, simples e colorido;
3.   Planejar a utilização dos visuais de acordo com as atividades que vai realizar;
4.   Evitar exposição permanente dos visuais para não provocar desinteresse e indiferença;
5.   As palavras e as figuras devem ser fáceis de entender;
6.   As letras devem ser de bom tamanho;
7.   Não divida as palavras;
8.   Cuidado ao dividir frases de cânticos ou de versículos;
9.   Não aglomere as palavras e as figuras;
10.Faça o visual de modo que possa manuseá-lo facilmente;

VISUAL COPIADO DO BLOG: